Resumo: a educação física como componente curricular na educação infantil - eduardo jorge souza da silva
Escola, as construções sociais que se expressam corporalmente, (os jogos, as brincadeiras, as danças, os esportes, a ginástica e outros).
Quando o professor adota o jogo e a brincadeira como componente curricular, ele propicia às crianças recriar a realidade através dos elementos empregados, como a imaginação, imitação e a simbolização, porém, é de extrema importância que compreendamos os mecanismos psicológicos e as raízes socioculturais que estão em torno dessas atividades, pois aprofundar nossa compreensão sobre elas permite que tenhamos as ferramentas teóricas para explicá-las e assim poder interferir com qualidade no sentido de ampliá-las, reorientá-las, reforçá-las e avaliá-las.
A intervenção do professor(a), quando bem orientada, é de extrema importância para que as crianças se desenvolvam durante as aulas, tais praticas não devem ser confundidas com situações/ações aleatórias, destituídas de objetivos, de metas, muito pelo contrario, estes momentos são de grandes intencionalidades para as crianças, embora nem sempre elas estejam conscientes deste feito.
Para a elaboração deste projeto, indicou-se quatro grandes temas da cultura corporal, que formaram os conteúdos da proposta: os jogos/as brincadeiras populares, as danças, a capoeira e a ginástica, temas que estão presentes na cultura das crianças daquela região.
A elaboração de projetos como os propostos neste trabalho, essenciais para fundamentar a pratica dos professores de educação física, para que realizem