Resumo A Condi O P S Moderna David Harvey
Autor: David Harvey. Capítulos I e II
O autor faz uma investigação histórica sobre o pós-modernismo. Para isso, ele coloca a pós-modernidade em relação a modernidade, mostrando de onde surgiu a condição pós-moderna. Em aspectos políticos e econômicos, Harvey também cita o capitalismo e seu papel nesse processo de transição.
Pode-se dizer que o pós modernismo surge na década de 60, no contexto das reivindicações dos movimentos antimodernos e contracultura. Está marcado pela fragmentação e desconfiança dos discursos modernistas. Como exemplo de diferenças entre ambos, o autor cita que “romantismo/simbolismo do modernismo, substituído pelo binômio parafísica/dadaísmo do pós-modernismo, ou então a determinação e a transcendência do modernismo substituído pela indeterminação e imanência”. Mas também diz que por outro lado o pós-modernismo aceita alguns valores da modernidade.
No que se refere a Arquitetura e ao Urbanismo, com a ideia modernista de que o planejamento urbano deve se concentrar em planos de larga escala e alcance metropolitano.
Como aspecto político e econômico dessa mudança, podemos dizer que a pós-modernidade coincide com a crise do fordismo, que apoiou e contribuiu para a estética do modernismo. Tem-se então uma inovação no processo de produção, novos mercados, novas técnicas que caracterizam a “acumulação flexível”, termo criado por Harvey. Esse novo termo vem como uma reação a rigidez do fordismo, gerando novas condições de mercado e prestação de serviços, causando mudanças de poder econômico e também na política global.