RESUMO A CIENCIA E O METODO CIENTIFICO
O Conceito de Ciência
A ciência constitui-se em um saber elaborado por um conjunto de aquisições intelectuais cujos objetivos é propor uma explicação racional e objetiva da realidade. No entanto, a ciência contemporânea, mudou significativamente, rompendo com aspectos contemplativos propostos pela filosofia.
Conforme Rodrigues, o conhecimento científico surge da necessidade de o homem não assumir uma posição passiva, de testemunha dos fenômenos, sem poder de ação ou de controle sobre eles. Cabe ainda, ao ser humano, usando sua racionalidade, propor uma forma sistemática, objetiva, metódica e crítica de desvendar os fenômenos e dominá-los.
Desta forma, a ciência pretende alcançar, além da apropriação da realidade, o estabelecimento das relações entre os fenômenos observados, as relações universais que possibilitem a previsão dos resultados cujas causas possam descobertas.
Tipos de Conhecimento
Não é possível desenvolver conhecimento de uma única forma. Neste contexto, a classificação a seguir obedece ao critério da historicidade:
a) Conhecimento vulgar, senso comum ou empírico
Elaborado a partir da maneira pré-crítica de conhecer, é popular, conhece os fatos ou objeto sem lhes conhecer as causas. Todo ser humano ao longo de sua vida acumula experiências, vivências que vão fazer parte do seu conhecer.
b) Conhecimento filosófico
Caracteriza-se por levantar questionamentos. Tem como único objetivo o conhecimento, procurando a verdade pela verdade, prescindindo de eventuais utilizações práticas. Enquanto a ciência determina as relações de causa e efeito, a filosofia questiona as conclusões da ciência procurando dar um sentido.
c) Conhecimento Teológico
Este conhecimento parte do princípio que Deus existe, tem ciência e poderes infinitos e se comunica com os homens através de revelações diretas aos profetas. Consiste, portanto, na aceitação do dogma como verdade inconteste.
d) Conhecimento Científico
Interpreta a realidade além das