Resumo zinco
O zinco (do alemão Zink) é um elemento químico de símbolo Zn, número atômico 30 (30 prótons e 30 elétrons) com massa atômica 65,4. À temperatura ambiente, o zinco encontra-se no estado sólido. Está situado no grupo 12 (2 B) da Classificação Periódica dos Elementos.
O homem usa o zinco principalmente na produção de ferro ou aço contra a corrosão .O preparo de chapas assim protegidas pode ser feito por emersão num banho de zinco fundido ou por galvanização-deposição do metal por intermédio da passagem de uma corrente elétrica.O zinco entra ainda na formação de diversas ligas como latão-cobre de zinco,alpaca-cobre zinco e níquel ou bronzes especiais cobre,estanho e zinco.Sais de zinco são empregados nas industrias químicas,farmacêuticas,têxtil e de tintas e vernizes.
A principal aplicação do zinco metálico é a produção de ligas ou a galvanização de estruturas de aço. Uma das ligas mais importantes de zinco é o bronze, que consiste na mistura deste elemento com o cobre. Este processo consiste na eletrodeposição de uma fina película de zinco sobre as peças que devem ser protegidas. O zinco pode também ser um aditivo para borrachas e tintas.
O principal composto do zinco é o óxido (ZnO), utilizado nas indústrias de cerâmica, de borrachas e na fabricação de tintas. O sulfato de zinco (ZnSO4) tem aplicação na indústria têxtil e no enriquecimento de solos. O cloreto de zinco é usado para preservar madeiras.
No processo de obtenção do zinco por via úmida, o minério depois de calcinado é lixiviado com ácido sulfúrico e a solução de sulfato resultante é submetida à eletrólise. Desta forma consegue-se um metal com elevado grau de pureza.
O zinco entra no ar, água e solo como resultado de ambos os processos naturais e humanos. A maioria de zinco entra no ambiente como resultado da mineração, purificação de zinco, chumbo, cádmio e minérios, a produção de aço queima de carvão, e a queima de resíduos. Estas atividades podem aumentar os níveis de zinco na