Resumo - Vygotsky e o Desenvolvimento Humano
VYGOTSKY E O DESENVOLVIMENTO HUMANO Elaine Rabello
José Silveira Passo
O que é Desenvolvimento Humano?
Segundo os autores Passos e Rabelo, o desenvolvimento humano é um processo continuo e evolutivo e se dá nos diversos campos de desenvolvimento do ser humano, tais como: como afetivo, cognitivo, social e motor. Este processo contínuo do desenvolvimento humano, tanto envolve fatores biológicos ou genéticos, quanto à relação do homem com o meio ambiente através da cultura, sociedade, práticas e interações, etc.
Todo ser humano nasce em uma determinada cultura, esta por sua vez, se constitui como uma das principais influências para o desenvolvimento humano. Visto que por meio de sua interferência, ocorrem as principais transformações e evolução do homem, desde o seu nascimento até a velhice. A interação social permite o aprendizado e o desenvolvimento, possibilitando ao individuo criar novas formas de pensar o mundo e interferir sobre ela, com intuito de transformá-lo.
Perspectivas de Estudo do Desenvolvimento humano (Ribeiro, 2005):
Na área da Psicologia existem várias perspectivas que tratam da questão do Desenvolvimento, como podemos observar a seguir:
Ambientalistas (Skinner e Watson): As crianças aprendem por processos de imitação ou reforço tudo o que envolve o ambiente que o cerca.
Inatistas (Chomsky): Ao nascerem às crianças tem na sua estrutura biológica tudo o que precisa para se desenvolver, nada é aprendido no ambiente.pulso para aflorar tal desenvolvimento.
Construcionistas (Piaget): O desenvolvimento da criança se dá pela interação entre o desenvolvimento biológico e o meio ambiente no qual a criança está inserida.
Sociointeracionista (Vygotsky): O desenvolvimento humano se constitui na relação de trocas entre parceiros sociais, por meio de processos de interação e mediação.
Evolucionista (teoria de Fodor): O desenvolvimento humano ocorre apartir do desenvolvimento das características humanas, bem como pelas