Resumo Vidas secas
Capitulo 1 – Mudança
É a história da retirada de uma família, fugindo da seca. Fazem parte dela Fabiano, sua esposa Vitória, dois filhos, caracterizados pelo autor apenas como " menino mais novo" e "o menino mais velho", e a cachorra Baleia.Nesse capítulo temos a descrição da terra árida e do sofrimento da família.Embora,ainda nesse primeiro capítulo, Fabiano e Vitória sonhem com uma vida melhor.
Capitulo 2 – Fabiano
Mostra o homem embrutecido, mas ainda capaz de analisar a si próprio. Tem a consciência de que mal sabe falar, embora admire os que sabem se expressar. E chega à conclusão de que não passa de um bicho.
Capitulo 3 – Cadeia
Aqui, pela primeira vez, aparece a figura do soldado amarelo, que mais tarde voltará simbolizando a autoridade do governo. Igualmente, pela primeira vez, insinua-se a idéia de que não é apenas a seca que faz de Fabiano e sua família pessoas animalizadas.
Capitulo 4 – Sinhá Vitória
Além de ser a personagem que melhor articula palavras e expressões, conseqüência de ser talvez a que mais tem tempo para pensa.Ela é caracterizada como esperta e descobre que o patrão rouba nas contas do marido (no capítulo Contas).
Capitulo 5 – O menino mais novo
Também ele possui um ideal na vida: o de se identificar ao pai. No início do capítulo: "Naquele momento Fabiano lhe causava grande admiração."
Capitulo 6 – O menino mais velho
O ideal do menino mais velho é o de ter um amigo. A amizade de Baleia já lhe servia: "O menino continuava a abraçá-la. E Baleia encolhia-separa não magoá-lo, sofria a carícia excessiva."
Capitulo 7 – Inverno
Temos a descrição de uma noite chuvosa e os temores e devaneios que desperta na família de Fabiano.
Capitulo 8 – Festa
Apresenta primeiramente os preparativos da família, em casa, para ir à festa de Natal na cidade e, em seguida, dirigindo-se à festa. É, senão o mais, um dos mais melancólicos capítulos do livro —