Resumo Vida David Hume
Ao deixar a Universidade, dedicou-se, individualmente, a filosofia e a história, enquanto trabalhava como comerciante. A forte carga de estudos e esforço intelectual o levou a uma crise psicológica, motivando-o a mudar-se para França (em 1734) em busca de uma vida mais tranqüila e em busca do isolamento que julgava necessário para seguir suas busca ao conhecimento, se estabelecendo na pequena cidade de La Flèche. Lá ele vive até 1737, neste período Hume escreve sua primeira obra, Tratado da Natureza Humana.
A obra foi publicada em três volumes (os dois primeiros em 1739 e o terceiro em 1740) e explora vários temas filosóficos como espaço, tempo, causalidade, objetos externos, as paixões, a liberdade da vontade e a moralidade, oferecendo explicações originais e frequentemente céticas destas noções. Embora a crença religiosa não seja assunto de uma seção específica da obra, ela é um tema recorrente. O Tratado da Natureza Humana, apesar de atualmente ser considerada uma obra-prima filosófica, não teve muito interesse na época, o que desapontou Hume.
Em 1741 retorna para Edimburgo dedicando-se a estudar política e economia e escreve a obra, de boa repercussão, Ensaios morais e políticos, publicada em dois volumes. Em 1744 se candidata para a cadeira de Filosifia Moral na Universidade de Edimburgo, porém a oposição foi muito forte devido a sua fama de ateísta e de