Resumo: universidade hoje - ensino, pesquisa, extensão
O texto foi dividido em duas partes, onde a primeira faz referência a educação de graduação apontando a diferença entre universidade e ensino de terceiro grau e as características de uma universidade. Já na segunda parte trata da extensão da universidade, tema que vem adquirindo uma enorme importância.
O ensino de terceiro grau é ministrado em instituições não universitárias, enquanto a universidade tem suas próprias particularidades. Esta tem quatro características: a universalidade de campo, onde tanto estudantes como professores tenham uma aproximação com uma variedade de culturas e ciências que são importantes na formação global destes universitários; um aumento nas matrículas nas áreas de exatas, biológicas e tecnológicas; a ampliação nas atividades de pós-graduação principalmente nos setores de especialização, aperfeiçoamento, mestrado e doutorado e por último a extensão de serviços à comunidade onde o ensino e a pesquisa são os serviços centrais.
Na universidade ainda convivem os seguintes três modelos: como agente prestador de serviços; como lugar para pesquisar, praticar e ensinar a pesquisa; e um local para preparação para o exercício de profissões regulamentadas e credenciadas.
Com essas características e modelos, desenvolvem-se certa importância em determinados atributos dos futuros profissionais a capacidade criativa, inteligência abstrata, saber visualizar um conjunto de processo produtivo, adaptação de novas situações, saber liderar, gerenciar e processar informações, pois mesmo numa universidade de qualidade a parte do curso é diretamente ligada à atividade profissional, não tem como definir um padrão uma vez que não se sabe o tipo de empresa e ocupação que o estudante irá trabalhar. Como existe uma intensa mudança o ensino não pode ser aplicado de forma específica.
Assim os tempos modernos exigem que os professores atentem para as capacidades de longo prazo e passar aos alunos