Resumo Uma fenomenologia da imaginação através do espaço
Karina de Castilhos Lucena*
Principais conceitos de Gaston Bachelard na obra A poética do espaço.
O autor afirma que através do espaço se pode chegar a uma fenomenologia da imaginação, ou seja, conhecer a imagem em sua origem, em sua essência, sua pureza. A fenomenologia Trata-se de explorar este dado, a própria coisa que se percebe, em que se pensa, de que se fala, evitando forjar hipóteses, tanto sobre o laço que une o fenômeno com o ser de que é fenômeno, como sobre o laço que o une com o Eu para quem é fenômeno. A poética do espaço está dividido em onze capítulos que analisam, do maior para o menor, diferentes espaços. Na Introdução, o autor faz algumas considerações sobre a imagem poética, dizendo que ela não é causada por impulsos do passado, como afirmam os psicólogos e psicanalistas, pelo contrário, ela tem “um ser próprio, um dinamismo próprio” O crítico literário também é alvo dos julgamentos do autor, que o considera “um leitor muito severo” assim como o filósofo que está sempre tentando explicar o mundo como um todo, sem perceber que o mundo está nas pequenas coisas. Percebe-se, assim, que Bachelard é adepto da arte pela arte, do entregar-se completamente ao momento da leitura. Ainda na Introdução, o fenomenólogo textualiza seu objetivo com esse livro: “examinar imagens bem simples, as imagens do espaço feliz”. Por isso a escolha de espaços íntimos (casa, quarto...) que participam da vivência humana desencadeando sentimentos e lembranças.
Segundo o autor “a casa é uma das maiores forças de integração para os pensamentos, as lembranças e os sonhos do homem” (1993, p. 26). Mesmo quando ela é humilde e cheia de defeitos, no devaneio torna-se reconfortante, dá estabilidade.
Uma fenomenologia da imaginação através do espaço 3 congela as lembranças da infância, tornando-a contínua. E essa casa “deve guardar sua penumbra"pois é através da penumbra, do indeterminado, que as imagens são