Resumo títulos de crédito
1. HISTÓRICO
Antes de adentrar especificamente nos títulos de crédito, necessário se faz entender o surgimento destes. Através desta breve análise histórica, será possível compreender o objetivo da criação dos títulos de crédito e das regras que os regulamentam.
O crédito é indispensável na vida moderna. A economia moderna é uma economia creditória. O recurso ao crédito em grande escala, exige a possibilidade de circulação do mesmo.
É através do crédito que uma pessoa pode adquirir um bem e pagar por ele no futuro. A palavra crédito tem origem na confiança. Aquela pessoa que concedeu o crédito confia que aquele que o recebeu irá cumprir sua obrigação de pagamento no prazo que foi convencionado.
As pessoas que vivem do comércio ou da indústria são praticamente obrigadas a vender a crédito, pois desta forma conseguem um maior volume de venda e viabilizam o seu negócio.
Ocorre que, nem sempre aquele que concede o crédito pode esperar para recebê-lo no futuro. Há necessidade de fazer com que o crédito circule, passe de uma mão para a outra. Aquele que concedeu o crédito pode precisar do dinheiro antes do prazo convencionado, ou seja, antes do seu vencimento. É necessário que aquele que tem o crédito receba o seu dinheiro de outra pessoa e transfira, então, para este o seu crédito. Esta outra pessoa passa a ter o direito de receber o crédito.
Para que se entenda esta necessidade de circulação do crédito, adotamos um exemplo simplório: João vende um carro para Pedro. Pedro irá pagar a João por este carro 30 dias depois da venda, depois da entrega do carro. João precisa deste dinheiro antes do vencimento da dívida. João passa seu crédito a Maria que lhe paga o valor devido por Pedro. Quando vencer a dívida, passados os 30 (trinta) dias, Pedro pagará a Maria, pois esta é, agora, detentora do crédito. Como se vê houve, circulação de crédito.
A fim de atender a