Resumo TSP 2
Pela maior parte da história a histeria esteve ligada ao útero, uma doença que atingia somente as mulheres. Para Charcot a histeria era uma disfunção orgânica do sistema nervoso central, uma doença encontrada em ambos os sexos.
Os casos de histeria apareciam cada vez mais, porém no fim da Primeira Guerra Mundial essa epidemia chegou ao fim. Estudiosos procuram uma explicação para a epidemia da histeria e seu fim. Alguns deles acreditam que tal epidemia se deu pelos papéis sociais, exigências e o protesto contra a posição insustentável da mulher na sociedade.
Quando ainda estava em Viena Freud conheceu Breuer, um médico que exerceu grande influência sobre ele. Em 1880 Breuer começou a tratar uma jovem que após a morte do pai, passou a ter problemas como dores de cabeça, paralisias e pertubações visuais. Mais tarde vieram outros sintomas, como personalidades múltiplas, dificuldade de fala, alucinações e incapacidade de ingerir líquidos. Em uma das sessões com Breuer, Anna O. mencionou ter visto uma mulher deixar seu cachorro beber água em um copo, o que lhe causara repugnância. Porém, após contar o incidente para Breuer ela conseguiu beber novamente. Breuer aproveitou o acontecido para tratar outros problemas da paciente. Usando a hipinose, tentava descobrir a causa de cada um dos sintomas, que quando eram descobertos, desapareciam. Breuer denominou a abordagem de método catártico: os sintomas seriam resultado das emoções reprimidas, que quando fossem liberadas, os sintomas desapareceriam. Segundo Breuer, Anna O. estava curada de todos sintomas em 1882.
Freud ficou fascinado pelo relato, e tal caso levaria Freud a sua teoria da psicanálise e também foi relatado no livro que