Resumo Transforma Es Gestantes
2° mês: estado de sonolência, mamas doloridas e inchadas e com as veias mais salientes, vontade frequente de urinar, começam enjoos náuseas e vômitos.
3º mês: sensação de coração acelerado pode aparecer dor de cabeça.
4º mês: pele da região genital do mamilo e do rosto tende a escurecer, mamas maiores e menos doloridas.
5º mês: aumento de pêlos no corpo, dores na região lombar, azia.
6º mês: sem alterações significativas.
7°mês: falta de ar.
8º mês: dor na lombar, ansiedade, pode haver contrações, mas que não causam dor.
9º mês: pressão na bexiga e no quadril.
Náuseas e vômitos: São comuns no início da gestação. As orientações para a gestante são as seguintes: comer mais vezes e menos a cada vez, evitar frituras, gorduras e alimentos com cheiro forte ou desagradável; evitar líquidos durante as refeições e ingerí-los de preferência nos intervalos. Quando os sintomas forem muito frequentes o médico irá avaliar a necessidade do uso de medicações.
Azia – queimação: É comum a partir do segundo trimestre da gestação. Geralmente melhora com dieta fracionada, diminuindo as frituras, café, chá, pimenta, chimarrão, álcool e fumo. Medidas gerais como não deitar após as refeições e elevar a cabeceira do leito também são benéficas.
Excesso de saliva: Muito comum no início da gestação, orienta-se deglutir a saliva.
Fraquezas e desmaios: Podem acontecer após mudanças bruscas de posição e também quando a gestante ficar sem se alimentar. Geralmente deitar de lado (esquerdo preferencialmente) respirando calma e profundamente melhora a sensação de fraqueza e desmaio.
Hemorróidas: São comuns principalmente nos últimos três meses de gestação, após o parto e também em gestantes que já apresentavam o problema antes da gravidez. As gestantes devem procurar manter o intestino funcionando bem. Sempre que as fezes estiverem