resumo trabalho da gol
A visão é um elemento que proporciona às organizações a possibilidade de diferenciar-se dos concorrentes, conferindo cultura própria e podendo ser a causa básica do sucesso duradouro. É um novo ponto de vista para o mesmo problema, uma forma diferente de ver o futuro do mercado e cria-lo. A visão depende, essencialmente, das forças tecnológicas e das preferências dos consumidores.
Levitt salienta que, ao contrário do que versa a crença popular, não existem setores econômicos em crescimento, mas sim empresas organizadas e operadas para criar e capitalizar oportunidades de crescimento. Conhecer o consumidor proporciona subsídios para a tomada de decisões que conduzem à resultados sustentáveis a longo prazo e a possibilidade de diferenciar-se no mercado. Existe a possibilidade das empresas contribuir para o desenvolvimento econômico e reduzir o vão entre pobres e ricos simplesmente agindo em interesses próprio e buscando fazer negócios lucrativos. Basta observar mercados até então menosprezados. A mobilidade é fator de destaque.
A elaboração de estratégias vislumbra que aspectos tão importantes quanto o aumento da receita são oportunidades de redução de custos. Cabe ao estrategista, portanto, repensar parâmetros típicos. Novas tecnologias geram inovações em modelos e redução de custos.
Estudos revelam que a criatividade estratégica é especialmente importante em mercados em desenvolvimento, porém pouco aplicada nos processos de desenvolvimento de estratégias.
Gol
Por Mariana Melo
Em apenas 7 anos de existência, a Gol Linhas Aéreas se transformou em uma das empresas mais enxutas e lucrativas do mundo. O modelo de negócios que a companhia implantou no país logo causou um efeito cascata na indústria aeroviária. Com tarifas a preços