Resumo toyotismo
O que é
Toyotismo é um sistema de organização voltado para a produção de mercadorias. Criado no Japão, após a Segunda Guerra Mundial, pelo engenheiro japonês Taiichi Ohno, o sistema foi aplicado na fábrica da Toyota (origem do nome do sistema). O Toyotismo espalhou-se a partir da década de 1960 por várias regiões do mundo e até hoje é aplicado em muitas empresas.
Principais características do Toyotismo:
- Mão-de-obra multifuncional e bem qualificada. Os trabalhadores são educados, treinados e qualificados para conhecer todos os processos de produção, podendo atuar em várias áreas do sistema produtivo da empresa.
- Sistema flexível de mecanização, voltado para a produção somente do necessário, evitando ao máximo o excedente. A produção deve ser ajustada a demanda do mercado.
- Uso de controle visual em todas as etapas de produção como forma de acompanhar e controlar o processo produtivo.
- Implantação do sistema de qualidade total em todas as etapas de produção. Além da alta qualidade dos produtos, busca-se evitar ao máximo o desperdício de matérias-primas e tempo.
- Aplicação do sistema Just in Time, ou seja, produzir somente o necessário, no tempo necessário e na quantidade necessária.
- Uso de pesquisas de mercado para adaptar os produtos às exigências dos clientes.
Resumo
O sistema de organização toyotista surgiu num contexto muito diverso ao do sistema taylorista/fordista. O toyotismo surgiu num contexto de crescimento econômico lento, em meio a um mercado interno que visava o consumo bens e serviços no que caracterizava a expansão de demanda. Nas palavras de Taiichi Ohno, criador do sistema ele se deu origem na necessidade de que o Japão era capaz de produzia pequenas quantidades de vérios modelos de produtos. Esse sistema é ótimo na diversificação, adaptando-se bem a situações difíceis. Desde 1947 a Toyota vinha implantando em suas fábricas de automóveis um dos elementos fundamentais do sistema, chamada autonomação, que