Resumo: Tipos de mastectomia + biopsia do linfonodo sentinela + esvaziamento axilar
Lumpectomia: remove apenas o nódulo mamário e uma margem adjacente de tecido normal.
Quadrantectomia: o nome vem da palavra quadrante, ou seja, uma parte da mama é retirado e uma parte maior de tecido.
Mastectomia radical: Mastectomia radical a Halsted, consiste na retirada da glândula mamária, associadas à retirada dos músculos peitorais e a linfadenectomia axilar completa. Atualmente é um procedimento incomum, devido a resultados bastante satisfatórios de técnicas mais conservadoras (como a Madden e Patey).
Mastectomia de Patey: Retirando a mama, peitoral menor e linfáticos axilares, preservando o peitoral maior, protegendo assim o gradil costal e mantendo uma melhor movimentação do membro superior realizado a cirurgia.
Mastectomia de Madden: Remoção de glândula mamária, aponeurose anterior e posterior do músculo peitoral maior e esvaziamento axilar, mas os músculos peitorais são preservados.
Linfonodo Sentinela
A biópsia de linfonodo sentinela é um exame para identificar se há ou não metástase nos linfonodos, neste caso nos linfonodos axilares.
O linfonodo sentinela é definido como o primeiro linfonodo a drenar um câncer de mama específico, sendo o primeiro sítio a receber metástases se ocorrer disseminação linfática.
O linfonodo sentinela é identificado através da utilização de material radioativo azul (Radiofármaco), injetado na mama e que se concentra preferencialmente neste linfonodo, com a utilização do “Gama-probe” (aparelho capaz de detectar o radifármaco) e/ou do corante azul patente. Depois de identificado o linfonodo é retirado e encaminhado para avaliação histopatológica.
Esvaziamento axilar
Caso na biópsia do linfonodo sentinela dê positivo (que haja metástase) é feita a retirada cirúrgica dos gânglios linfáticos da axila. Podendo ser conservadora (retirada do nível 1 e 2 [ descrito em mama parte 02]) ou total.
Um vídeo