Resumo tica e internet
Reflexões sobre a ética informacional
Rafael Fernando Goulart Blum
Tecnólogo em Sistemas para Internet - Centro Universitário La Salle (UNILASALLE) - Av. Victor Barreto, 2288 – Centro, Canoas – RS, Brasil. rafaelblum_digital@hotmail.com 1. INTRODUÇÃO
Com a globalização, novas tecnológicas e atividades acabam sendo exigidas para os profissionais da informática. Com clientes mais exigentes, interativos e competitivos, precisamos refletir sobe nossas ações éticas neste novo espaço que ganha cada vez mais espaço em nossas vidas e que acabam muitas vezes interferindo em nossas vidas.
Com o mundo querendo mais informação e tecnologias, devemos pensar em nossos compromissos éticos neste ramo informacional que são a qualidade de nossos serviços e produtos, o valor estratégico e social da informação e bem importante a confiabilidade de todas essas informações prestadas. Precisamos observar nossa responsabilidade civil por qualquer dano causado. Hoje, com a internet discutimos quanto ao volume de informação, aspetos criminosos na rede mundial e nosso compromisso ético como profissional. O Poder Público deve zelar por nossos direitos e deveres e informar que o uso indevido deste meio pode levar.
2. INTERNET: ELEMENTOS HISTÓRICOS
A história da internet se inicia no ano de 1962, onde o comunismo fazia grande oposição e força aos Estados Unidos, assim os americanos resolveram criar uma rede de comunicação militar que fosse forte o bastante para resistir a um ataque nuclear.
Desse modo, a solução aventada foi a criação de pequenas redes locais (LAN), posicionadas nos lugares estratégicos do país e coligadas por meio de redes de telecomunicação geográfica (WAN). Assim garantindo a comunicação entre as cidades coligadas.
Foi no início da década de 70 que outras universidades e demais departamentos de defesa obtiveram permissão para se conectar à rede, isto é, a ARPANET. No entanto, para a surpresa de todos, no fim da década de 70 a ARPANET já tinha se