Resumo texto sociedade meritocraticas
O autor começa contestando se saberemos reagir as consequências comportamentais das pessoas inseridas em uma sociedade meritocratica de mercado , que corroem a auto-estima , afirma nos torna mais “livres” contudo ficamos na verdade mais impotentes .
No texto comenta sobre pesquisas e praticas terapêuticas que afirmam que as mudanças na economia , causam uma mudança nos nosso valores e nossas personalidades , visto que nos adaptamos ao mercado para atingimos nossos objetivos e muitas vezes temos que deixar alguns princípios de lado pois o mercado exige comportamentos diferentes.
Após expor esse fato , comenta sobre o nosso modelo econômico atual que é o neoliberalismo , baseado em forças de livre mercado e privatizações , e afirma que o neoliberalismo meritocrático favorece alguns traços de personalidade e reprime outros.
Aponta algumas características para se conseguir um bom emprego , primeiramente fala da expressividade que apresenta o objetivo é conquistar o máximo de pessoas possível e frisa que é importante mentir sobre suas próprias capacidade para impressionar mesmo que no fundo seja tudo mentira e isso nos remete a outra personalidade , conseguir mentir e não sentir culpa.
Uma meritocracia neoliberal pode fazer com as pessoas não sentirem mais compaixão uma pelas outras só pensar em si mesmo , gerando até conflitos. A solidariedade torna-se um bem muito caro e luxuoso e abre espaço para as alianças temporárias, cuja principal preocupação é sempre extrair mais lucro de uma dada situação que seu concorrente.
Os trabalhadores estão perdendo autonomia e dependendo cada vez mais de normas externas e em constante mudança . Isso causa uma infantilização dos trabalhadores , que contam mentiras, recorre a fraudes e com sentimentos de vingança , e segundo o autor é a consequência de um sistema que impede as pessoas de pensar de forma independente e que é incapaz de tratar os empregados como adultos.
Mas o mais critico desse processo é o