Resumo Texto Sociedade em Rede
Trabalho Realizado por: António Guimarães
Docente: Jõao Cruz
Unidade Curricular de História dos Media
Introdução
Antes de iniciar o resumo, vou fazer uma breve introdução àquilo a que esse mesmo resumo se propõe, e qual será o tema tratado no mesmo.
Este resumo tratará do assunto da internet em Portugal, quem a utiliza, onde a utiliza, em que suportes a utiliza, por quanto tempo a utiliza, com que fins a utiliza, etc.
Para isso, além da utilização de dados baseados em gráficos elaborados segundo questionários feitos, vou procurar também interpretá-los, de modo a levar o conhecimento desta matéria ao expoente.
Vou tentar ainda, adicionar ligeira informação, com o conhecimento geral do dia-a-dia e também com suaves auto-interpretações daquilo que são os dados recolhidos.
Segundo o estudo de várias entidades, entre as quais, o Observatório da Comunicação, em casa, é onde os portugueses têm preferência para aceder à internet, mostrando esta plataforma grande peso, uma vez que a utilização de smartphones e tablets é bastante reduzida ainda, até porque estes são dados de 2010 e 2011, e a utilização deste tipo de aparelhos tem uma grande exponencialidade nos primeiros anos, pelo que se fôssemos a verificar hoje em dia, certamente que os dados seriam já bem diferentes. É de notar ainda, o ligeiro atraso tecnológico de Portugal, face aos demais países ditos desenvolvidos, pelo que será natural que muitas pessoas, apesar de tudo, comecem apenas agora a ter o seu primeiro contacto com o mundo cibernáutico. O inquérito Sociedade em Rede, revela ainda que o acesso à internet, embora lento, foi efectuado de forma sólida nos lares portugueses, sendo que a tendência para que a evolução deste meio de acesso se generalize e intensifique parece existir, em detrimento daquilo que é, como já acima referido, um, ainda, lento progresso das redes móveis no território luso.
Outro ponto de