Resumo texto produtos e serviços da web 2.0 no setor de referência das bibliotecas
Criar, participar e compartilhar são ações que o usuário da web 2.0 pode fazer, diferentemente da chamada primeira geração de serviços da internet, no qual o usuário atua somente como receptor de informações. Com a web 2.0 foi possível criar um rede de colaboração, onde aplicativos que aproveitam a inteligência coletiva são desenvolvidos.
O atendimento ao usuário é o objetivo final de todo centro de informação. A biblioteca põe em prática seus serviços de tratamento de informações, como catalogação, indexação para melhor atender as necessidades dos usuários. O serviço de referência é um mediador no processo entre o produto da biblioteca (a informação) e o usuário, que é quem busca esse produto.
O uso de algumas ferramentas da web 2.0 é bastante pertinente para melhor atender os usuários. Alguns exemplos dessas ferramentas são o Flickr, que possibilita publicar e licenciar imagens, fazer coleções particulares, acompanhar quantas pessoas visualizam cada imagem, permitir comentários, divulgar imagens via RSS e etc; As Wiki, que é uma ferramenta colaborativa que permite aos usuários criar e editar textos; O youtube é outra ferramenta e serve de depósito de vídeos instrucionais, possibilitando acrescentar informações a algum conteúdo disponibilizado e criar um manual audiovisual, com instruções, para utilização da biblioteca; e o Social BookMarking, que é uma maneira de se “guardar” todos os sítios de interesse e que podem ser resgatados de qualquer computador.
Além dessas, há ferramentas de relacionamento social,