Resumo Texto Pensamento e Linguagem
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Disciplina: Fundamentos da Organização da Informação
Atividade: Resumo do Texto: “ Pensamento e Linguagem”
Referência Bibliográfica:
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: introdução à filosofia.3.ed. São Paulo: Moderna, 2003. Cap 2.
Introdução:
Falar é manifestar nossas opiniões e conceitos, e para isso é usado uma linguagem estrutura que nos permite comunicarmos. Neste sentido, a linguagem verbal (fala e escrita) não é a única usada pelo ser humano.
1. Estrutura da linguagem
Toda linguagem é um sistema de signos (tudo aquilo que substitui alguma coisa).
Tipos de signos:
a) se a relação é de semelhança: o signo representa o próprio objeto descrito (desenho com semelhanças com o objeto).
b) Se a relação é de causa e efeito: o signo diz o que é o objeto representado (chão molhado pode ser índice de chuva).
c) Se a relação é arbitrária: quando cada objeto depende de um contexto e o grau de significação para cada povo ou nação.
Elementos da linguagem
O primeiro elemento é um repertório: relação de signos que vão compor nossa representação de algo. O segundo elemento são as regras da combinação: dar sentido a esse conjunto de signos. O terceiro é as regras do uso dos signos: empregar palavras ou o conjunto de signos em determinados contextos.
2. Tipos de linguagem
Há vários tipos de linguagem criados pelos seres humanos, como, por exemplo, linguagem matemática (números operações, conjuntos etc), linguagem do computador (caracteres, regras, fórmulas), linguagens artísticas (arquitetônicas, musical, teatral). Cada linguagem tem seus significados conforme o contexto inserido.
3. A linguagem verbal
A linguagem é um sistema de representações aceitas por um grupo social, que possibilita a comunicação entre os integrantes desse mesmo grupo. A linguagem é produto da razão e só pode existir onde há racionalidade. O