Resumo - test of bad strategy
Aluna: Juliana Rosa Pereira
Resumo: Test For Bad Strategy – Richard Rumelt
O primeiro passo para iniciar um planejamento estratégico eficaz é construir uma visão de futuro e a partir dela definir um caminho para alcançar as metas desejadas.
Segundo Richard Rumelt, uma boa estratégia faz mais do que nos impulsionar em direção a um objetivo ou visão, mas reconhece honestamente os desafios que enfrentamos e apresenta uma abordagem para superá-los. Além disso, trabalha focando energia e recursos em um ou poucos objetivos fundamentais, cuja realização conduzirá a uma cascata de resultados favoráveis. Ela deve ser capaz de construir uma ponte entre o desafio crítico no cerne da estratégia e a ação – entre desejo e objetivos imediatos que estão ao alcance.
No artigo, o autor faz críticas sobre a elaboração das estratégias no mundo empresarial, a partir de uma síntese das quatro principais causas da “Estratégia Ruim”. Além disso, o autor aborda os principais motivos para estarmos vivendo um período com tantas estratégias ruins sendo formuladas e executadas.
De acordo com Rumelt, a estratégia ruim ignora o poder de escolha e de foco através de objetivos vagos que acomodam um grande número de demandas e interesses conflitantes através de, por exemplo, uma longa lista de coisas para fazer que geralmente é criada para fora do planejamento de reuniões em que uma grande variedade de partes interessadas sugerem coisas que eles gostariam de ver realizado e muitas vezes vêem isso erroneamente como estratégias ou objetivos. A má estratégia encobre a incapacidade de guiar ao abraçar grandes objetivos, ambição, visão e valores. Cada um destes elementos é, naturalmente, uma parte importante da vida humana.Mas, por si só, eles não são substitutos para o trabalho duro da estratégia.
Para o autor há 4 conceitos de estratégia ruim: o fracasso para enfrentar o desafio, as metas confusas para a estratégia, objetivos estratégicos ruins, e inchaço