Resumo Território Brasileiro do Passado ao Presente
O Brasil é um país que dispõe de uma vasta extensão territorial, o que lhe garante uma grande variedade de ambientes naturais que foram desenvolvidos de formas variadas. Os desenvolvimentos desses ambientes no Brasil podem ser explicado pelos ciclos econômicos desenvolvidos no país onde a cada período se avançou mais para o interior do território saindo da faixa litorânea, chegando ao século XX com seu limites completamente delimitados.
Os três primeiros séculos de povoamento do território brasileiro se deu ao nível de sua capacidade técnica que não era muito desenvolvida, ficando neste primeiro momento aproveitando as facilidades oferecidas pela natureza (relevo, vegetação, hidrografia, solos etc.) criando assim uma variação de densidade entre os lugares. A partir da revolução industrial e a introdução de máquinas um novo período se inicia e acaba proporcionando também o surgimento das estradas de ferro, barcos a vapor e telégrafos.
No século XX as indústrias tendem a se localizar em lugares com densidade populacional sendo no Brasil os estados da Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do sul e São Paulo os locais escolhidos para se desenvolverem. A dificuldade de transporte de mercadoria seria um impecílio para o desenvolvimento da indústria e como o eixo Rio-São Paulo tinha implantado ferrovias e estradas de rodagem as indústrias ligadas ao comércio tendem a crescer e consequentemente a acumular a produção industrial, gerando uma diversificação das atividades fabris. O mesmo ocorre na região sul do país. O estado de São Paulo ultrapassa o Rio de Janeiro graças a sua organização da sua zona de influência onde o centro industrial influencia as regiões ao seu redor e cresce em dinamismo, enquanto o Rio que era a capital republicana tem sua produção industrial