Resumo: Teorias do currículo: o que é isso?
O texto começa com diversas perguntas importantes sobre currículo tais como: onde começa uma teoria do currículo? O que distingue uma teoria do currículo? O que é uma teoria do currículo? Entre outras.
O texto nos mostra o que é teoria e discurso, a diferença entre ambos e a importância de entendermos cada um para poder compreender o currículo.
Inicia- se definindo que a teoria é uma representação de uma realidade que a antecede. Dessa forma, uma teoria do currículo seria o currículo como objeto que antecederia a teoria para que seja descoberto, descrito e explicado.
O objeto que a teoria descreve é um produto de sua criação. Uma teoria supostamente descobre e descreve um objeto que tem uma existência independente á teoria. Já o discurso produz seu próprio objeto.
Dessa maneira, um discurso sobre currículo produz uma noção particular de currículo e essa noção é verdadeiramente uma criação.
O texto mostra como o currículo apareceu pela primeira vez como objeto de estudo na história, tendo como modelo de conceito a fábrica, sendo dito no livro de Bobbitt, The Curriculum.
Segundo Bobbitt, o currículo é a especificação de objetivos, procedimentos e métodos para obter resultados que possam ser medidos. Sendo assim, Bobbitt descobriu e descreveu o que é o currículo e depois tornou esse conceito realidade, que foi utilizado por muitos ao decorrer do tempo.
Dessa forma, na compreensão de teoria feita através desse texto, mostra o currículo a partir da noção de discurso, onde as definições de currículo não são utilizadas para capturar seu verdadeiro significado e sim mostrar que o currículo depende da forma como ele é definido por vários autores e diversas teorias.
Porém o mais importante que busca a definição de currículo é saber quais questões uma teoria do currículo ou um discurso curricular buscam responder.
A questão central de qualquer teoria do currículo é saber qual conhecimento deve ser ensinado, ou o que será ensinado.