Resumo teoria geral do estado- dalmo de abreu dalari
NOÇÃO:
É uma disciplina que resume todos os conhecimentos na área: jurídica, filosóficos, sociológicos, políticos históricos, antropológicos, econômicos e psicológicos.
OBJETO:
É um estudo amplo do Estado em todos os aspectos, origem, organização, funcionamento e finalidade.
MÉTODOS:
• Indução – Fatos considerados isoladamente
• Dedução – Explicação dos fatos
• Analógicos – Estudos comparativos
A ORIGEM DA SOCIEDADE - E SUAS TEORIAS
1 ) TEORIA DA SOCIEDADE NATURAL – Maior número de adeptos
O homem é um ser social e racional por natureza, e por isso, sente a necessidade de ser associa-se com outros seres humanos, e vendo assim, facilidade para satisfazer suas necessidades, obtendo os meios para que possa atingir os fins, desenvolvendo e aperfeiçoando seu intelectual e moral
ARISTÓTELES O homem é um ser naturalmente político
RANELLETTI O Home tem a necessidade natural de se relacionar com outros indivíduos.
SANTO TOMÁS DE AQUINO A vida solitária do homem é uma exceção somente nos casos: de comunhão com Deus, anomalia mental e naufrágios
CONCLUSÃO: A sociedade é o produto da conjugação de um simples impulso associativo natural e da cooperação da vontade humana.
2) TEORIA DO ACORDO DE VONTADES - CONTRATO
Os homens se unem por um interesse, um acordo de vontades.
CONTRATO SOCIAL
É a mútua transferência de direitos, que através de um ato racional se estabelece a vida em sociedade. Só a vontade humana justifica a existência da sociedade.
THOMAS HOBBES - Não acredita no estado natural do homem, pois o estado natural é uma desordem, é preciso ter leis que os reprimam e instituições politicas e eficientes. Pois o homem por natureza é luxurioso, agressivo e insaciável, levando-os a guerra de todos contra todos, que é a desconfiança que a todo o tempo o outro lhe cause algum mal e o roube os seus bens. O homem através da razão supera seu estado natural e estabelece o estado social.