Resumo, Teoria geral da política
O conceito de política: Durante séculos o termo política foi empregado predominantemente para indicar obras dedicadas ao estudo daquela esfera de atividade de que algum modo faz referência as coisas do estado. Política: Ações/ atividades que de algum modo, faz referência a polis, isto é, o estado, com efeitos vinculados com os membros com os quais fazem parte. Política Poder
-O poder político pertence a categoria de poder de um homem sobre outro homem (não sobre a natureza)
-Relações entre os sujeitos deve ser integrada com a definição de posse dos meios ( dos quais os principais são os domínios sobre o homem e a natureza ) que permite obter uma vantagem ou os efeitos desejados. Aristóteles Poder paterno: Em favor dos interesses dos filhos (natura). Poder despótico: Em favor do interesse do senhor (delicto) Poder político: No interesse de quem governa e é governado (contractu), nas formas corretas de governo.
Poder civil = consenso ( Para a detenção do poder deve haver um consenso entre os indivíduos)
Primórdio da legitimação (locke) = Fundamento do Poder paterno é a natureza do poder despótico e castigo por um delito cometido e o Poder civil é o consenso.
Obs: A conotação do governo como ele deveria ser, em caráter distintivo não de qualquer governo, mas apenas do bom governo.
Tipos de poderes:
- Poder econômico: Posse de certos bens necessários, induzindo aqueles que não possuem esses bens, a ter uma conduta em situações de escassez. Na posse dos meios de produções reside uma enorme fonte de poder por parte daqueles quem possuem em relação que não possuem, a disponibilidade dos meios de produção gerando em troca a venda da força de trabalho.
- Poder ideológico: Está pautado na influência que as idéias formulados de um determinado modo, em determinadas circunstâncias, por uma pessoa investida em determinada