Resumo teoria geral da administração
Enquanto a Administração Científica se caracterizava pela ênfase nas tarefas, a Administração Clássica se caracteriza pela ênfase na estrutura que a organização deveria possuir para ser eficiente.
A Administração Científica e a Clássica tem como objetivo comum a busca da eficiência das organizações.
A Administração Clássica foi desenvolvida por Henry Fayol (1841-1925),um Engenheiro de Minas que nasceu em Constantinopla e faleceu em Paris.
Seu livro principal onde expôs sua Teoria de Administração foi Administration Industrielle et Générale (1916).
Seu trabalho foi divulgado por Urwick e Gulhick.
Fayol diferencia a administração organização, sendo a primeira como um conjunto de processos entrosados e unificados abrangendo todos os aspectos enquanto a organização é apenas uma das partes que abrangem a definição de estrutura e forma sendo estática e limitada.
A Teoria Clássica é o estudo cientifico da administração baseado na organização, divisão do trabalho (vertical e horizontal), coordenação e atividades de linha e staff.
Fayol define seis funções básicas de toda empresa:
* Funções técnicas * Funções comerciais * Funções financeiras * Funções de segurança * Funções contábeis * Funções administrativas
Conceitos do ato de administrar: * Prever * Organizar * Comandar * Coordenar * Controlar
Os 14 Princípios Gerais da Administração segundo Fayol:
1. Divisão do trabalho 2. Autoridade e responsabilidade 3. Disciplina 4. Unidade de comando 5. Unidade de direção 6. Subordinação 7. Remuneração de pessoal 8. Centralização 9. Cadeia escalar 10. Ordem 11. Eqüidade e justiça 12. Estabilidade de pessoal 13. Iniciativa 14. Espírito de equipe
Críticas
*Não considera o lado psicológico e social das organizações
*Os autores Clássicos fundamentam seus conceitos na observação e no senso comum, não confrontando a teoria com