Resumo Teoria do desenvolvimento Organizacional
O DO é um desdobramento prático e operacional da Teoria Comportamental em direção à abordagem sistêmica.
O DO é uma resposta às mudanças e à inovação
O conceito de DO está relacionado com os conceitos de mudança e de capacidade adaptativa da organização à mudança que ocorre no ambiente. Isso levou a um novo conceito de organização e de cultura organizacional.
Cultura organizacional é o conjunto de hábitos,crenças, valores e tradições, interações e relacionamentos sociais típicos de cada organização. Representa a maneira tradicional e costumeira de pensar e fazer as coisas e que são compartilhadas por todos os membros da organização.
O clima organizacional constitui o meio interno ou a atmosfera psicológica característica de cada organização. O clima organizacional está ligado ao moral e à satisfação das necessidades dos participantes e pode ser saudável ou doentio, pode ser quente ou frio, negativo ou positivo, satisfatório ou insatisfatório, dependendo de como os participantes se sentem em relação à organização.
A organização é um sistema humano e complexo, com características próprias típicas da sua cultura e clima organizacional.
Mudanças da cultura e do clima organizacional
Adaptabilidade. Ou seja, capacidade de resolver problemas e de reagir de maneira flexível às exigências mutáveis e inconstantes do meio ambiente.
Senso de identidade. Ou seja, o conhecimento e a compreensão do passado e do presente da organização, e a compreensão e o compartilhamento dos seus objetivos por todos os participantes. No DO não há lugar para alienação do empregado, mas para o comprometimento do participante.
Perspectiva exata do meio ambiente. Ou seja, a percepção realista e a capacidade de investigar, diagnosticar e compreender o meio ambiente
Integração entre os participantes. Para que a organização possa se comportar como um todo orgânico e integrado.
A tarefa básica do DO é mudar a