resumo tema
Assim, tudo pode se transformar em mecanismo de ideologização: a filosofia, a religião, a ciência, a educação, os meios de comunicação etc. É preciso que uma reflexão filosófica desmascare os aspectos ideologizantes embutidos em todos os discursos para que se garanta a possibilidade do exercício da verdadeira cidadania. É o ambiente educacional o espaço privilegiado de formação, em que se reflete e se reproduz a sociedade que temos. Da mesma forma, será também através da educação que poderemos produzir as defesas contra os mecanismos de massificação, de manipulação e de controle, em favor da construção de uma sociedade mais dinâmica e mais livre.
Religião
Assim como a ciência, também a religião pode se transformar em aparelho de ideologização. No conceito original e simples de ideologia, a religião assume seu papel verdadeiro de transmitir ideias, ideais e valores. É a dimensão da fé que nos projeta para o infinito e nos confere um significado maior para a travessia humana.
Assim, todas as religiões, em princípio, apresentam valores que conduzem para uma realidade imanente amorosa, solidária, ética e de esperança e apontam também para a dimensão do transcendente, ou seja, assim como iluminam a travessia terrena, indicam o caminho para a vida