Resumo Tarefa 2
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Antropologia e Educação
Aluna: Débora Cristino de Faria Prata
O evolucionismo cultural é um conceito sobre diversas culturas humanas. Onde se entendia que a cultura europeia estaria no topo do evolucionismo cultural, e que as demais culturas ainda tinham evoluído, através do evolucionismo que o conceito de raças surgiu, esse conceito surgiu para explicar as diversidades humanas.
O evolucionismo rescindiu a ideia de que os seres primitivos não eram criados por Deus, mas pelo contrário, eles poderiam se evoluir do estado de selvagem para a barbárie até o estágio de homem civilizado. O evolucionismo no Brasil, foi defendido por 3 principais pensadores, que entendiam que raça branca era superior a raça negra, são eles; Raimundo Nina Rodrigues, Oliveira Viana e Silvio Romero.
Nina Rodrigues defendia que a mestiçagem era um mal entre o povo branco, e que a criminalidade na Bahia era devido a influencia africana e que as religiões de origem africana, só serviam para ofender a Deus e perverter a alma.
Oliveira Viana via a mestiçagem, cruzamento de muitas raças como algo negativo, e os mestiços tenderiam a voltar ao tipo inferior. Viana era muito radicalista, ele afirmava que o negro era considerado por ele como um atraso para a nação. Silvio Romero outro defensor do funcionalismo, atribuiu ao mestiço como sendo uma moléstia, ou seja, uma doença dos brancos.
O funcionalismo surgiu e rompeu com o evolucionismo e deram ênfase ao trabalho de campo, através da observação participante para explicar a diversidade humana. Para os funcionalistas a cultura surge de acordo com a necessidade dos indivíduos. Os principais pensadores dessa teoria foram: Evans-Pritchard, Malinowski, Radcliffe Brown e Bronislaw Malinowski. Para os pensadores funcionalistas, a cultura serve às necessidades dos indivíduos. A cultura seria produto de três classes de necessidades humanas: básicas, derivadas e