Resumo sócrates
Aluna: Maria Gabrielle Moreira de Vasconcelos
Matrícula: 36020000242, turma Q, 5º Período , curso: Direito
Disciplina: Estudos Disciplinares
Resumo do Livro: Apologia de Sócrates- Críton (de Platão)
O livro de Platão trata da defesa feita por Sócrates em seu julgamento, sob acusação de não acreditar nos deuses em que acreditavam as pessoas da cidade, de introduzir novas crenças como também foi acusado de corromper a juventude.
Os acusadores que pediam a morte como condenação de Sócrates eram Meleto, que era poeta, Ânito, um dos chefes do partido democrático e Lícon, o orador.
Inicialmente, a obra relata sobre a defesa do acusado que nega as acusações que lhe são feitas. Sócrates se defende afirmando que a culpa de sua fama era da sua sabedoria, que nem ele mesmo sabia se a possuía.
Sócrates discursa em prol de sua defesa que tudo começou quendo um oráculo consultado por seu amigo Querofonte, afirmou que Sócrates era o homem mais sábio do mundo, mas ele mesmo contestou e disse que de nada sabia. Inconformado, ele procurou um homem , representante do governo, que se dizia muito sábio. Sócrates o contrariou dizendo que não era porque achava que era sábio, isso o deixou com raiva e Sócrates ganhou seu primeiro inimigo, que era influente na política de Atenas. Depois disso Sócrates disse que procurou outros homens que se intitulavam sábios e contrariou todos eles dizendo que de nada sabiam, isso deixou muitos homens poderosos com raiva dele, disse o acusado.
Por causa da sua incansável busca de saber porque o deus disse que Sócrates era o mais sábio, afirma ele que era por ser desprovido de sabedoria mas não era ignorante, coisa que observou ser todos os intitulados de sábio e isso ele disse que não era, ao fim ele alegou que foi pó isso que surgiram tantas calúnias a seu respeito. Afirmou também que os jovens iam para as praças escutar suas indagações com as pessoas porque tinham mais