Resumo Sorriso de Monalisa
A professora de artes Katherine, consegue depois de muito esforço, uma cadeira de História da Arte no tradicional Wellesley College, um colégio feminino, onde as melhores e mais brilhantes jovens mulheres dos Estados Unidos recebem uma dispendiosa educação para se transformarem em cultas esposas e responsáveis mães.
No filme, a professora irá tentar abrir a mente de suas alunas para um pensamento liberal, enfrentando a administração da escola e as próprias garotas. Na primeira aula, a professora Katherine se surpreendecom as alunas, pois as alunas estão preparadas e sabem praticamente todo o programa de cor. Katherine busca então, uma nova a forma de poder dar aulas, esquece os livros e introduz as alunas à arte moderna, com slides de obras famosas e até mesmo com formas simples de arte. Ela passa uma nova visão do que seria a arte moderna.
Katherine passa também, uma nova visão da vida para as alunas. Ela faz o possível para colocar na cabeça das alunas que elas não precisam ficar em casa pelo resto da vida, que a vida é muito mais do que ser uma inteligente mãe dona de casa. Elas podem fazer faculdade, trabalhar, e ao mesmo tempo ter uma família. Essa nova visão de mundo cativa algumas alunas e enfurecem outras.
A professora, ensina suas alunas a não apenas reproduzirem o conhecimento, mas a tornarem-se produtoras do mesmo, através da busca de releituras de obras de arte e das regras da vida. Com essas atitudes inovadoras e saindo das regras da da escola Katherine recebeu uma proposta para adequar-se ao sistema e passivamente continuar o tradicionalismo vivido nos anos 50, mas manteve sua visão educacional liberal e inovadora. Mas conseguiu transmitir as alunas que elas podem ter uma nova visão,só depende delas tanto é que uma das alunas casou-se e não foi feliz no casamento, e com a lição que a Professora Katherine passou tomou atitudes