Resumo - sociologia
Curso: Comunicação Social
O Que é Sociologia
MARTINS, Carlos Benedito., 38ª ed. - São Paulo Brasiliense, 1994, (Coleção primeiros passos)
CAPÍTULO PRIMEIRO:
O SURGIMENTO
“Podemos entender a sociologia como uma das manifestações do pensamento moderno. A evolução do pensamento científico, que vinha se constituindo desde Copérnico, passa a cobrir, com a sociologia, uma nova área do conhecimento ainda não incorporada ao saber científico, ou seja, o mundo social. Surge posteriormente à constituição das ciências naturais e de diversas ciências sociais.” (MARTINS, 2000, p. 5)
Comentário:
-------------------------------------------------
CARLOS MARTINS, fala que sociologia surgiu após as ciências naturais, como: a matemática biologia, física, química e que ela surgiu através da necessidade de se estudar o mundo social, uma nova área, que nunca havia sido estudado antes, pois a necessidade de se obter respostas era constante
-------------------------------------------------
.
“A sua criação não é obra de um único filósofo ou cientista, mas representa o resultado da elaboração de um conjunto de pensadores que se empenharam em compreender as novas situações de existência que estavam em curso.” (MARTINS, 2000, p.5)
Comentário:
-------------------------------------------------
MARTINS, afirma que a sociologia foi obra de vários pensadores, cientistas, filósofos que procuravam entender as novas situações que estavam acontecendo, se formando em meio deles.
-------------------------------------------------
“O século XVIII constitui um marco importante para a história do pensamento ocidental e para o surgimento da sociologia. As transformações econômicas, políticas e culturais que se aceleram a partir dessa época colocaram problemas inéditos para os homens que experimentavam as mudanças que ocorriam no ocidente europeu. A dupla revolução que este século testemunha - a industrial e a francesa - constituía os dois lados de um mesmo