Resumo Sociologia MIliband
Referente a
Miliband
Método
A parte do Miliband ele só nega oque o Poulantzas diz sobre ele :
✓
Ele diz que apresenta um esboço explicito da teoria marxista do Estado.
✓
Não é exato que a problemática exigida esteja ausente em seu trabalho
✓
Não é exato que foi levado a atacar as ideologias burguesas de Estado colocandose no campo oponente.
✓
Só utiliza a palavra Elite por este conceito já te atingido uma conotação bastante neutra, e também por ser perfeitamente compatível com a existência de uma classe dominante. Porém a elite do ponto de vista marxista não tem importância
2.
A natureza objetiva do Estado
De acordo com Miliband a administração é um falso problema, no sentido de que as motivações dos administradores não são suficiente para distinguilos, de modo nenhum, dos outros membros da classe capitalista.
Poulantzas diz que ele da muito valor aos administradores , porém Miliband afirma que isso acaba subestimando a importância do fenômeno administrativo na organização interna da produção capitalista. Quanto as motivações dos administradores, Miliband diz que devese referir tanto as motivações quanto as posições que estes ocupam na produção e sua relação com a propriedade dos meios de produção, para mostrar que as motivações não são essenciais por si mesmas.
Poulantzas subestima a extensão na qual Miliband reconhece as relações objetivas que afetam o condicionam o papel do Estado 3.
Superdeterminismo estrutural
Tudo se remete a Estrutura, e se refere a autonomia do Estado. Se a Que torna impossível um estudo realista da relação dialética entre o Estado e o Sistema.
Politicamente o perigo do Superdeterminismo é : se a elite do Estado esta tão presa dentro das estruturas objetivas, seguese que não existe diferença real entre um Estado dirigido, digamos por
Condicionalistas burgueses conservadores ou por socialdemocratas e um Estado dirigido por
Fascistas.
ex: pluralidade das elites 4.