Resumo sobre o filme ''A onda''
Aluna: Jamile Simoa Turma: 6832 nº 07
Professora: Ludimila Guirra Disciplina: História
''A onda''
O filme conta a história de um professor que foi designado para ministrar um curso sobre autocracia, e para deixar a aula mais atrativa e chamar a atenção dos alunos, propõe um experimento para mostrar na prática o sistema autoritário do fascismo e da ditadura. No entanto, não fazia ideia de que essa experiência causaria tanto transtorno.
A ideia era que a turma tivesse um líder, um nome para o grupo, uniforme e uma saudação para se cumprimentarem. A turma mostrava interesse na experiência e concordavam/obedeciam ao líder com muita disciplina (sendo ele, o próprio professor, escolhido pela turma). No entanto, duas alunas são contra esse experimento e não se submetem às ordens do professor, pois acham que foi um instrumento de fácil manipulação dos alunos. Essas se tornaram invisíveis na sala por serem ‘’diferentes’’ e contrárias ao movimento.
Tanto foi que os aderentes ao movimento ultrapassaram os limites. Violentavam os ''diferentes'', não aceitavam ideias contrárias às do movimento e não respeitavam nenhuma outra ordem que não fosse do seu líder.
Essa experiência serviu para exemplificar o quão ditatorial foi o regime político chamado de Fascismo, que se baseia justamente na autocracia (que significa ''próprio poder''). E, neste tipo de governo, o indivíduo ou grupo que lidera tem poder ilimitado para mudar as leis que as massas devem seguir.
O professor conseguir manipular desde as ideias até as vontades dos alunos mostra como Hitler (o líder nazista na Alemanha) fez o que fez. As pessoas naquela época já não agiam mais com racionalidade, era tudo manipulado e arquitetado. Hitler dizia que com todo aquele processo eles construiriam uma nova Alemanha (e assim o fizeram mesmo). No entanto, foi de forma muito violenta e autoritária.
Com o filme e as aulas, pude aprender o quão radical foi esse movimento na Europa (denominado Fascismo) e o