Resumo sobre o filme "escritores da liberdade"
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CASTANHAL
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
PAULO NEGRÃO FREITAS FERREIRA
RESUMO SOBRE O FILME “ESCRITORES DA LIBERDADE”
CASTANHAL-PA
2012
O filme conta a histórias de uma professora que se chama Erin Growel, recém formada e iniciando sua carreira na escola Wodron Wilson, assumindo uma turma que possui inúmeros problemas como discriminação social, segregação racial, alunos membros de gangues, disputa entre gangues por territórios dentro da escola, etc.
A recepção da professora pelos alunos não foi bem do jeito que ela esperava. Os alunos não davam tanta importância para sua aula por acharem que, por ela ser branca, estavam tentando se rebaixando à uma pessoa de outra raça.
Na escola, Erin se depara com muitas dificuldades para conseguir integrar-se com sua turma, fora as dificuldades que ela encontra dentro da própria diretoria da escola, que dava tanto apoio para estes alunos. Então ela decide adotar novos métodos de ensino, e um destes métodos é fazer com que cada aluno crie o hábito de escrever um diário. Nele, o aluno poderia escrever sobre o que espera para o seu futuro, poesias, frases, enfim, aquilo que lhe fizesse se sentir bem.
Outro método utilizado por Erin foi incentivar os seus alunos á ler obras completas ao invés de ler somente o resumo, como era imposto pela própria diretora da escola. A professora procura focar a leitura dos alunos em obras que contam a história de pessoas que fizeram o bem para a humanidade e foram reconhecidas como “ O Diário de Anne Frank”
No decorrer do tempo, os alunos começam a dar a devida importância para as aulas de sua professora fazendo o uso dos diários, passando a despertar o seu senso crítico, que até então estava adormecido, para a sociedade, reconhecendo também que precisavam pensar e refletir sobre se passava ao seu redor e o mais importante, passarem ser reconhecidos como pessoas influentes no meio em que