Resumo sobre o enesso
O Movimento Estudantil é um movimento social e se caracteriza por ser policlassista, compreendendo os anos necessários para concretização do curso.
O processo de organização tem importância fundamental na Formação Profissional e Política dos estudantes e no fortalecimento das lutas e resistência contra o desmonte do Ensino Superior.
O Movimento Estudantil é um Movimento Social com caráter questionador da ordem vigente, a ordem capitalista. Compõe o Movimento de Educação na luta por uma Universidade Pública, Laica, Gratuita, de Qualidade e Socialmente referenciada, ou seja, uma Universidade para a classe trabalhadora. O MESS luta pela democratização das Universidades com garantia não só ao acesso, mas também a permanência, através da Assistência Estudantil.
A organização estudantil é garantida por lei, e deve sempre ser autonomia a qualquer governo, reitoria, etc. O Movimento Estudantil se subdivide em Movimento Geral, Movimento de base e Movimento de área.
Entidades de Base
As entidades de Base são formadas pelos Centros Acadêmicos - CA’s e Diretórios Acadêmicos - DA’s
O Conselho de Representantes de Turma CORETUR
O CORETUR é um órgão que acompanha as atividades do CA/DA e é composto por representantes de cada turma e tem como objetivo levar as demandas dos estudantes ao CA/DA e em articulação com o corpo dirigente defender os interesses dos estudantes do curso junto ao colegiado didático e outras instâncias da Faculdade/Universidade.
Movimento Estudantil de Área
Compreende especificamente a instância máxima de representação dos estudantes de um determinado curso,