Resumo sobre o artigo "“Estado de Bem-estar – origens e desenvolvimento"
FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO
1º ATIVIDADE DE GESTÃO DA REGULAÇÃO
JULHO – 2014
MANAUS – AM
MIKAELA JAYNNER MAIA NUNES – 21109917
1º ATIVIDADE DE GESTÃO DA REGULAÇÃO
JULHO – 2014
MANAUS – AM
Leia o artigo “Estado de Bem-estar – origens e desenvolvimento de Vera Maria Ribeiro Nogueira. Após a leitura do artigo, faça um exercício reflexivo e registre as cinco ideias principais do texto e procure correlacioná-las com o contido no texto do livro base da disciplina. Poste sua atividade (1 página no mínimo e 2 páginas no máximo) no ambiente virtual. O presente artigo relata a origem e o desenvolvimento do Estado do Bem estar Social, chamado também de Welfare State, e qual o seu papel na sociedade. Na minha concepção acredito que as ideias principais do texto são as que dizem respeito a origem e o desenvolvimento do Estado de Bem Estar, de que forma surgiram os direito sociais e porque, e como os partidos políticos influenciaram na condução dos objetivos comuns, e o que causou a crise do Welfare State.
O Estado de Bem- estar assim como foi datado se desenvolveu através do processo de industrialização. Segundo ele todo indivíduo tem o direito, desde seu nascimento a um conjunto de bens e serviços que devem ser fornecidos diretamente através do Estado, ou indiretamente, mediante seu poder de regulamentação sobre a sociedade civil.
Porém o desenvolvimento do capitalismo gerou problemas sociais, tais como: necessidade de moradia para os trabalhadores concentrados pela indústria, necessidade de qualificação permanente da força de trabalho, desagregação familiar, e etc. Ou seja, em seu desenvolvimento, o capitalismo destruiu formas anteriores de vida social gerando disfuncionalidades, as quais se expressaram sob a forma de problemas sociais.
O Welfare State representou, portanto uma forma de