Resumo sobre O Arcadismo
Professor: Leandro Lima
Aluna: Flávia Gonçalves da Silva
O Arcadismo
Resumo
O Arcadismo, também conhecido como Neoclassicismo ou Setecentismo, surgiu no continente europeu no século XVIII. Esta escola literária caracterizava-se pela valorização da vida bucólica e dos elementos da natureza. O nome faz referência à Arcádia, região do sul da Grécia que, por sua vez, foi nomeada em referência ao semideus Arcas (filho de Zeus e Calisto). Na América do Norte, ocorre a Independência dos Estados Unidos, em 1776, abrindo caminho para vários movimentos de independência ao longo de toda a América, como foi o caso do Brasil, que presenciou inúmeras revoluções e inconfidências até a chegada da Família Real em 1808.Denota-se, logo de início, as referências à mitologia grega que perpassa o movimento.
Os artista dessa escola escreviam sobre belezas do campo, a tranquilidade proporcionada pela natureza e a contemplação da vida simples.
O movimento tem características reformistas, pois seu intuito era o de dar novos ares às artes e ao ensino, aos hábitos e atitudes da época. A aristocracia em declínio viu sua riqueza esvair-se e dar lugar a uma nova organização econômica liderada pelo pensamento burguês.
Serra, 2014
A independência das treze colônias norte-americanas desencadeia a Inconfidência Mineira, em 1789, e é no interior dela que nasce o arcadismo brasileiro. Muitos de nossos poetas árcades foram também inconfidentes. Desenvolvendo no Brasil na segunda metade do séculoXIII, no ciclo do ouro na região de Minas Gerais. É também neste momento que ocorre a difusão do pensamento iluminista.
Principais características:
- inspirou os modelos clássicos greco-latinos e renascentistas, como por exemplo, em O Uraguai (gênero épico), em Marília de Dirceu (gênero lírico) e em Cartas Chilenas (gênero satírico);
-influenciou a filosofia francesa
- mitologia pagã como elemento estético;
- tensão entre o