Resumo: Sobre a Migração de Conceitos: uma discussão necessária
ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
MARTINS, Ana Amélia Lage; REIS, Alcenir Soares dos. Sobre a Migração de Conceitos: uma discussão necessária. p. 01-19. XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação – ENANCIB: 2013.
Débora Nonaka
Igor Cerqueira de Aguiar
Larissa Nonato
RESUMO
A interdisciplinaridade nas ciências sociais dá o caráter produtivo à construção do conhecimento, visto que o conhecimento nas ciências sociais dialogam, não estando restritos as suas fronteiras; num campo ideal, uma forma de se chegar a uma possível unificação do conhecimento. Logo, as transposições de conceitos entre as áreas relacionadas se tornam cada dia mais freqüentes.
A migração de conceitos é tomada como um dos elementos que marcam essa interdisciplinaridade, segundo Domingues (2005), “o conceito tomado de empréstimo pode, muitas vezes, significar fenômenos diversos, quando colocados em diferentes sistemas referenciais. Isto porque ao ser utilizado em novo quadro de referência, todo conceito científico gradualmente perde o significado que originalmente lhe havia sido conferido.”
Na Ciência da informação, grande parte do conhecimento construído provem dessa interdisciplinaridade, encontramos diversas referências nas literaturas da área, citando como exemplo a psicologia, a lingüística, a sociologia, a antropologia, a informática, a matemática, a lógica, a estatística, a economia, o direito, a política, a eletrônica, as telecomunicações, a filosofia, a epistemologia e a história como as principais áreas que estabelecem um diálogo fronteiriço com a Ciência da Informação. Ela que é marcada pela escassez de uma linguagem genuína de especialidade. Os termos utilizados pelo campo usualmente não designam conceitos e sim remetem: a) a procedimentos da prática, b) a instrumentos que regulamentam as aplicações; c) a outras áreas do conhecimento. Estes são indícios que levam a crer a inexistência de um sistema conceitual elaborado na