Resumo sobre A Ilha
O capitulo 1, aborda sobre o local e origem da literatura inglesa.
Toda historia da literatura inglesa passa a 5000 a. c, após a Era Glacial, após um aumento da temperatura em Bretanha que ocasionou um alagamento de terras, que separou Bretanha do continente europeu, transformando-a em uma ilha.
A origem dos nomes “Bretanha”, Grã-Bretanha” e “Reino Unido”
Todos os nomes se referem ao mesmo lugar, mas, cada um faz referencia a um enfoque especifico dentro da historia da ilha. O nome Bretanha surgiu depois que a ilha foi dominada pelo império romano entre 43 d.C. e 409 d.C., quando entraram na ilha começaram a chamar os habitantes de Pretani, com o uso diário os soldados passaram a usar o termo Britanni – se derivou em britons, nome usado ate hoje. Nome da ilha origina-se de Britannia palavra latina – a ilha de bretões- e atualmente se reformulou para Britain (Britanha).
Grã-Bretanha (ou Bretanha) faz referencia as áreas geográficas da Inglaterra, Escócia e País de Gales. Grã-Bretanha também é usada com referencia ao estado politico, “Reino Unido da Grã-Bretanha e do norte da Irlanda ou simplesmente Reino Unido”.
A Ilha
A ilha é a forma de representar os demais países que estão sobre ela, “Inglaterra”, “Escócia”, “País de Gales”, a mesma contem um símbolo que é fortemente ligado à cultura e literatura inglesa desde o período anglo-sardônico, ate os dias de hoje. Símbolo que lembra sempre a figura de um rei, castelos medievais, muitos usados na literatura.
O símbolo
Sempre ligado a lendas e mitos, a ilha tem uma imagem espiritual, simbolicamente, é um “outro lugar” mágico, meio que um lugar reservado para mortais eleitos, tal como os Campos Elísios da mitologia grega, entre outros que fazem referencia a ilha como um mundo melhor, paradisíaco.
O símbolo na Bretanha O símbolo como centro primordial da ilha e sua cor fundamental é branco, tem base seu antigo nome Albion, a branca. Como acontece em todos os países, comunidades e grupos espalhados