resumo sobre a cronica conversa de compra de passarinho
BRAGA, Rubem. Conversa de compra de passarinho: para aprender a gostar de ler, São Paulo: Ática 2002
A crônica “conversa de compra de passarinho” de Rubem Braga, do livro “para gostar de ler”, relata a história de um rapaz que entra em uma venda para compra anzóis, pouco tempo depois entra um garoto de roça com 1 burro e 2 balaios de lenha, o menino fica interessado em um Coleiro, mas é enganado pelo vendedor, que dizia que o pássaro não tinha preço, pois o valor que o menino oferecia era muito baixo, quando o menino saiu o vendedor ofereceu o Coleiro por 300 cruzeiros, o rapaz irritado pensou, que enquanto o vendedor estiver rachando lenha no inferno, o burro , o menino e o Coleiro estarão entrando no paraíso.
2. TIPOLOGIA TEXTUAL X GÊNERO TEXTUAL A crônica “conversa de compra de passarinho” tem uma tipologia textual narrativa, onde predomina a narrativa de discurso direto, porém apresenta também poucas narrações de discurso indireto. Quanto ao gênero textual, tem-se uma crônica Na literatura e no jornalismo, uma crônica é uma narração curta, produzida essencialmente para ser veiculada na imprensa, seja nas páginas de uma revista, seja nas páginas de um jornal. Possui assim uma finalidade utilitária e pré-determinada: agradar aos leitores dentro de um espaço sempre igual e com a mesma localização, criando-se assim, no transcurso dos dias ou das semanas, uma familiaridade entre o escritor e aqueles que o leem. A palavra crônica deriva do Latim chronica que significava, no início do Cristianismo, o relato de acontecimentos em sua ordem temporal (cronológica). Era, portanto, um registro cronológico de eventos.
3. DADOS BIOGRÁFICOS DO AUTOR RUBEM BRAGA
Rubem Braga (1913-1990) foi cronista e jornalista brasileiro. Tornou-se famoso como cronista de jornais e revistas de grande circulação no país. Foi correspondente de guerra na Itália e Embaixador