Resumo sobre a carta de veneza
No que se refere à conservação, estabelece que não podem ser feitas alterações na disposição ou decoração dos edifícios, bem como nas relações de cores e volumes. Proíbe o deslocamento de todo monumento ou de parte dele, haja visto que este é inseparável da história que é testemunha do local no qual esta situado, exceto quando por exigência com quando existem justificativas de razão de grande interesse nacional ou internacional.
No que se refere ao restauro, estabelece que é uma operação que deve ser realizada apenas em caráter excepcional, tendo por objetivo a conservação ou revelação dos valores estéticos e históricos do monumento e com fundamento no respeito ao material original e nos documentos autênticos. Esta operação deve ser sempre acompanhada de um estudo arqueológico e histórico do monumento.
No que se refere aos sítios monumentais, estabelece que devem ser adotados cuidados especiais que visem resguardar sua integridade e assegurar o saneamento, a manutenção e a valorização.
No que se refere às escavações, estabelece que e a manutenção das ruínas devem ser asseguradas, bem como as medidas para conservação e proteção permanente dos objetos ou elementos arquitetônicos descobertos. Devem ser adotadas também, medidas que facilitem a compreensão do monumento encontrado, sem jamais deturpar o seu significado.