Resumo sobre weber
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
MARCELLY MOREIRA
RAYANNE PARAIZO
um toque de clássicos: Max weber
VOLTA REDONDA
2012
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
um toque de clássicos: Max weber
Trabalho apresentado ao Curso de Administração de Empresas como requisito parcial da disciplina de Introdução a Sociologia, Orientado pela professora Marina Cordeiro.
VOLTA REDONDA
2012
1. Max Weber
Maximillion Weber, economista, sociólogo e filósofo alemão, nasceu em 1864 em Erfurt, Turíngia, e morreu em 1920 em Munique. Filho de um grande industrial textil na Alemanha Ocidental. Foi um dos principais nomes da sociologia moderna. Realizou extensos estudos sobre história comparativa e foi um dos autores mais influentes no estudo do surgimento do capitalismo e da burocracia, bem como da sociologia da religião. Um dos seus objetivos principais foi refutar a tese de Karl Marx, segundo a qual o capitalismo nascera somente da exploração do homem pelo homem.
Para Weber, o capitalismo teria sido impulsionado por uma mudança comportamental provocada pela Reforma Luterana do século 16. Ocasião quando dela emergiu a seita dos calvinistas com seu forte senso de predestinação e vocação para o trabalho. Entre suas obras principais estão “A ética protestante e o espírito do capitalismo”, “Economia e sociedade” e “A metodologia das ciências sociais”. “Segundo Weber, para ao conhecimento que pretende, o cientista social efetua quatro operações: 1) estabelece leis e fatores hipotéticos que servirão como meios para seu estudo; 2) analisa e expõe ordenadamente “o agrupamento individual desses fatores historicamente dados e sua combinação concreta e significativa”, procurando tornar inteligível a causa e natureza dessa significação; 3) remonta ao passado para observar como se desenvolveram as