Resumo sobre Síndrome de down
Síndrome de down ou também trissomia, é quando acontece um distúrbio no cromossomo 21 aparecendo um terceiro cromossomo, quando o normal é dois. Este nome “síndrome de down” foi em homenagem a um médico chamado John Langdon Down que em 1862 descreveu as características da síndrome, mas a causa dela foi descoberta em 1958 pelo professor Jérôme Lejeune, foi ele quem descobriu a existência do terceiro cromossomo 21.
Pessoas com síndrome de down podem ser identificadas com características físicas bem visíveis, como por exemplo: olhos pequenos e separados, membros pequenos e também em suas mãos apenas uma linha transversal. Outro fator que define bem a síndrome de down é aparência facial do portador.
Portadores da síndrome também apresentam baixas capacidades de aprendizagem, uns pequenos retardos mentais, em poucos casos chegam a um extremo retardo mental. Os portadores possuem riscos maiores de problemas como: defeito cardíaco congênito (defeito na estrutura do coração) e problemas na glândula tireoide. A identificação dos portadores de Síndrome de Down, principalmente dos brancos, é fácil, pois a aparência dos pacientes é típica. A característica mais marcante é o retardamento mental, pois seu QI varia entre 15 e 50. Outras características são a face achatada, a língua saliente, os dentes irregulares, as orelhas pequenas e deformadas. Os dedos são frequentemente, curtos e grossos com falta de uma falange no dedo mínimo. Outras características físicas das crianças com síndrome de Down são:
Achatamento da parte de trás da cabeça,
Inclinação das fendas palpebrais,
Pequenas dobras de pele no canto interno dos olhos,
Ponte nasal achatada,
Orelhas ligeiramente menor,
Boca pequena,
Ligamentos soltos,
Mãos e pés pequenos,
Pele na nuca em excesso.
Crianças com síndrome de Down frequentemente têm mais problemas oculares que outras crianças. Por exemplo, três por