Resumo sobre Princípio e Diagrama de Pareto
Em 1906, o economista italiano Vilfredo Pareto observou que 80 por cento da riqueza da Itália pertenciam a 20 por cento da população. Muitos pensam que foi neste momento que nasceu a regra 80/20.
O principio [80/20] afirma que 80% das consequências provêm de 20% das causas foi introduzido no ramo das ciências, em 1941 pelo consultor de negócios romeno, Joseph M. Juran, em homenagem ao sociólogo e economista Vilfredo Pareto (1848-1923), que contribuiu para evolução da ciência econômica da idade moderna, ao introduzir o conceito de Pareto e ajudou o desenvolvimento da microeconomia com a ideia de curva de indiferença. Por sua vez, Juran expandiu o princípio de Pareto para a esfera organizacional, afirmando que 80% dos problemas são causados por 20% das causas.
O QUE SIGNIFICA A LEI DO PARETO
A Lei de Pareto, nascida dentro da economia, quando levada para o campo pessoal, adverte que 80% dos resultados que se alcança é consequência de apenas 20% dos esforços empregados. Em outras palavras, determinadas ações estratégicas podem oferecer um retorno muito maior do que muitas outras.
O Princípio dos 80/20 nos leva a entender que existe um desequilíbrio muito significativo entre ações realizadas e objetivos alcançados. A lei 80/20 é um recurso muito poderoso para ajudar você a identificar esforço e energia desperdiçados para conseguir um objetivo. Em outras palavras, ela ajuda a você ter uma visão crítica de onde está empregando sua energia e concentração e para onde deve direciona-la para alcançar e superar os 80%. Por exemplo, 80% do que você costuma ver na TV não serve para nada na sua vida – selecione os 20% que são úteis. Igualmente acontece com jornais, revistas e redes sociais. Faça o mesmo: foco nos 20% essenciais.
DICA ÚTIL: Saiba administrar seu tempo, deixando de lado os 80% triviais para aproveitar melhor os 20% fundamentais. Mas o grande segredo desta regra, é a prática