Resumo sobre positivismo
O positivismo pode ser entendido como a filosofia que busca estudar os acontecimentos baseando-se nos fatos e nas leis. Os fatos são percebidos sensorialmente e as leis são estabelecidas a partir da recorrência desses fatos. Na busca de determinar o máximo de fatos possíveis, os historiadores aumentaram consideravelmente o conhecimento histórico com inúmeros materiais selecionados e compilados de forma cuidadosa. O destaque dessas compilações atribui-se ao historiador alemão Theodor Mommsen.
A investigação dos fatos, porém, estava deixando a desejar. Enquanto a maioria dos historiadores sentiam-se realizados explorando o maior número de fatos possíveis, os filósofos que compreendiam o positivismo questionavam-se quando eles partiriam para a segunda etapa: a elaboração das leis. As descobertas eram inúmeras e os historiadores estavam felizes com um campo tão vasto. Pessoas que não eram especialistas em História – tidas como pessoas inteligentes vulgares - não compreendiam a prioridade da descoberta dos fatos. Para estes dois grupos (filósofos e pessoas vulgares) a simples determinação do fato não era suficiente para tornar a História científica ou simplesmente os fatos descobertos não eram interessantes. Era preciso ir além.
Baseando-se nesta situação, Auguste Comte exigiu que os fatos fossem aproveitados para a elaboração de algo mais importante que eles mesmos. Como ciência da natureza, esperava-se que o positivismo assumisse a responsabilidade de determinar os fatos e suas causas. Sua proposta era criar a sociologia para fazer este trabalho, uma vez que o historiador não o fazia. O sociólogo, então, seria um super-historiador, capaz de pensar cientificamente sobre os mesmos, eleando a História à categoria de ciência.
A novidade trazida por Darwin em A origem das espécies não era a teoria da evolução, e sim sua afirmativa de que ela embasava-se na seleção natural, constatando que a