Resumo sobre Pequenas Média Empresas
As micro, pequenas e médias empresas são formadas específicas de organização econômica, podendo ser industriais, comerciais, agropecuárias, de transporte de serviços, as quais combinam capital, trabalho, produção e comercialização para obter um bem ou serviço com a finalidade de satisfazer as necessidades de um determinado setor em um mercado consumidor.
Os critérios com os quais se considera uma PME varia segundo os países, podendo ser do tipo quantitativo, quando refere-se ao número de trabalhadores, volume de negócios, ativos fixos totais ou o balanço de resultados operacionais, etc. ou do tipo qualitativo, quando refere-se às formas de relações da empresa como seu ambiente externo e interno e entre as pessoas e os grupos sociais existente, às formas de gestão, o processo de sucessão, etc.
O ambiente, ele é incerto e precisamos sobreviver, superando as dificuldades de mudança, agindo com o empreendedorismo nos produtos, inovações no processo de gestão e trabalho.
2. Referencial Teórico
Perfil das PME’s e dos Pequenos e Médios Empresários
O desenvolvimento de uma empresa em uma determinada região deve ser bem pensado na economia que irá gerar com essa população.
As PME’s são fortes geradoras de emprego, também são altamente competitivas em mercado econômico. Tendo como objetivos permanentes a inovação, descobrindo novos mercados, constantemente.
As PME’s fazem parte da Economia Mundial, sendo em 99%, com empregos a 65% e com contribuição ao PIB de 48%.
O pensamento de um empresário de uma PME’s é apenas exercer a função de empresário, num ramo de atividade econômica, tanto industrial, quanto comercial, com seus conhecimentos básicos para conduzir de forma eficiente sua empresa.
Com funções de desenvolvimento, ele tem o compromisso de ver a realidade dos negócios, com criatividade, talento, fazendo tudo isso com prazer nas atividades.
O empresário,