Resumo sobre negociação
A negociação esta presente em todos os relacionamentos, é preciso saber negociar para continuar a ter bons relacionamentos, e isso não quer dizer sempre levar vantagem sobre o oponente em uma negociação, uma boa negociação é aquela que as duas partes saem satisfeitas.
O conflito é uma opção, utilizada por pessoas que possuem a arte da negociação, essas pessoas são aquelas que têm dificuldades em se relacionar.
Ter bons relacionamentos é a base para qualquer pessoa obter suas necessidades e desejos satisfeitos. Importante também é saber planejar a negociação e os principais aspectos do seu oponente.
Há certos aspectos em uma negociação que se não forem bem entendidos e explorados por você, serão aspectos controlados pelo acaso, ou pior ainda, pelo seu oponente. Controlar esses aspectos é o que vamos fazer após um entendimento dos processos explicados no livro.
Características de um bom negociador, como a sua postura, sua criatividade, gosto pelo planejamento, capacidade para adaptar-se à mudança, são características que o negociador adquiri sabendo ouvir e perguntar na hora certa, focalizando sempre o benefício mútuo.
Não a quem discorde da diferença que faz você se preparar para uma negociação, qualquer situação adversa se torna contornável, com um bom planejamento que possua várias hipóteses ou até mesmo sabendo os limites do meu adversário e como ele se saiu em suas negociações passadas. Ao entrar em uma negociação, você vai lembrar-se das táticas e estratégias aqui argumentadas, o resultado será surpreendente.
Conhecendo o Processo
• Querendo ou não, você já é um negociador!
• Mesmo sem perceber, você está constantemente negociando.
• Com o seu marido ou esposa, quando decide as compras do mês.
• Com o seu filho, quando decide sobre uma viagem para a Disney ou o valor da mesada.
No ambiente de trabalho você negocia o tempo todo, e especialmente se sua