resumo sobre letramento
A autora Magda Soares na apresentação do livro deixa evidente seu público alvo (professores, universitários, pesquisadores). Propõe uma interação com o leitor, numa apresentação diferenciada, que envolve e desperta a curiosidade de quem o lê. O livro é dividido em três capítulos: Letramento em verbete, Letramento em texto didático e Letramento em ensaio.
CAPÍTULO 1: Letramento em verbete: O QUE É LETRAMENTO?
Letramento é uma nova palavra incorporada ao vocabulário da Educação e das Ciências Linguisticas. Devido a demandas nos anos 80, foi que surgiu nos discursos dos especialistas da área educacional, desde então o letramento tornou-se cada vez mais inserida na Educação.
Cada palavra nova que surge é conseqüência da evolução da sociedade das necessidades, onde ocorreram novos fatos e idéias novas no que diz respeito à escrita, assim foi que surgiu o letramento, que não é uma palavra familiar, porém conhecemos e bem analfabetismo, alfabetização... Suas definições são encontradas no dicionário, mas a palavra letramento não tem registro no dicionário Aurélio.
Letramento é a versão em português, da palavra da língua inglesa literacy, quem vem do latim litera (letra) com o sufixo - cy, que significa qualidade, condição, estado, fato de ser. “The condition of being literate” condição de ser letrado. Literacy é o estado ou condição assumida por quem aprende a ler e escrever. Ao se tornar alfabetizado envolvendo-se nas práticas sociais de leitura e escrita, consequentemente haverá mudanças e alterações em seu estado ou condição que envolve todos os aspectos desde o social até econômicos. Letramento é resultado da ação de ensinar ou de aprender a ler e escrever. Um indivíduo não saber e escrever é um ser analfabeto, porém de alguma forma, letrado. O analfabetismo não o exclui de viver na sociedade letrada, onde as práticas da leitura e da escrita são