Resumo sobre grampos para ppr
São elementos retentores, programados para conferir retenção e estabilidade a PPR, impedindo sua movimentação no sentido gengivo-oclusal e lateral. Fundamentalmente, o grampo constitui o sistema mecânico de retenção destas próteses contribuindo secundariamente para estabilizá-las. Os grampos, além de serem elementos componentes dos retentores, participam apenas para determinar condições de retenção e posteriormente de estabilização, não tomando parte ativa para com suas condições de suporte. O grampo é constituído por apoio (sistema de estabilização), braço de retenção ou retentivo e braço de reciprocidade ou oposição ou ainda estabilização. O sistema de retenção para os retentores extra-coronários é constituído basicamente por grampos e a programação de dois braços antagonistas, um por vestibular e outro por palatino ou lingual, tem a finalidade de estabelecer uma contraposição de forças que se anulam reciprocamente, quer de modo estático, quando se analisa a condição de assentamento da PPR na boca do paciente, quer dinamicamente quando se propõe esta análise durante a sua retirada e reposicionamento, ou quando esta é acionada funcionalmente (sistema mastigatório).
Grampos Circunferenciais
Ackers ou “GCA” : Indicação para molares, pré-molares e eventualmente caninos nos casos de Classe III de Kennedy. Contra indicado como retentor direto da PPR de Extremidade Livre Classe I e II de Kennedy.
Circunferencial Reverso: Indicado quando o grampo a barra for contra-indicado; molares Classe II ou III de Kennedy inclinados para o espaço protético quando a área de retenção for adjacente a este.
Ação Posterior: Indicado para extremidades livres, casos da Classe I e II de Kennedy. Este tipo de grampo dá uma certa flexibilidade, uma “ação” nas selas posteriores, através do conector maior.
Mesial, Distal : Indicado para incisivos e caninos superiores e inferiores quando em posições normais.
Geminado, Ackers Duplo : Indicado para dentes